FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

FUNDEB de Almenara vira denuncia no ministério publico, rateio e cobrando pelo sindicato.

08/12/2021, às 07:37:22

Nenhuma descrição de foto disponível.

O sindicato protocolou no ministério público de Almenara,  denúncias de supostas irregularidades com as verbas do FUNDEB e cobra transparência e  urgência no pagamento do  rateio para os profissionais da educação.

A Presidente do SINDISPAL e Diretora da Nova Central, Márcia Rodrigues protocolou no Ministério Público,  supostas irregularidades com a verba da educação,  no município de Almenara-MG,  verificadas na aplicação dos gastos do FUNDEB- Lei FEDERAL Nº 14.113, de dezembro de 2020. Alertou o  Ministério Público, o risco de paralisação das atividades escolares, pelos Profissionais da Educação Municipal, por repúdio a falta de respeito e transparência do executivo, com os recursos do FUNDEB e por falta de valorização  dos profissionais da educação, pois os mesmos estão sem recomposição salarial.

2017, 2018, 2019 e em 2020, congelou os salários, com a redução da carga horária de 30h para 24h, logo em seguida criou a exigência curricular obrigatória de 6h, para completar a antiga  carga horária de 30h.

Os profissionais da Educação  trabalham 30h semanal  + 8h de HTPC= 38 e recebem no Piso de 24h.

Márcia Rodrigues denunciou as  contratações irregulares na educação ,  sem concurso público, contrariando a Lei Complementar 173 e representou um  balanço dos valores de Janeiro/2021  a 06 dezembro de 2021, sobras do FUNDEB 30%e 70%,  relação dos Servidores  que recebem com as verbas dos 70% e 30%.

Todos os dados foram pesquisados no Portal da Transparência da Prefeitura de Almenara, pois o Executivo Municipal,  não disponibiliza documentos solicitados,   por membros do  conselho do  FUNDEB, SINDISPAL e vereadores,  para averiguação das contas da educação.

Os conselheiros do FUNDEB atual e conselheiros  anteriores,  denunciaram o executivo municipal,  por não disponibilizar documentações,  para fiscalização das contas da educação.

Antes de qualquer denúncia, o  SINDISPAL tentou ter acesso as informações e ter diálogo com o Executivo Municipal, mas o mesmo nunca  respondeu.

Vamos continuar cobrando a transparência com as verbas públicas e aplicação  do RATEIO aos profissionais da educação com as sobras exatas.

Se sobrou dinheiro do FUNDEB  é porque não aplicou na valorização e Piso Nacional.

Para o presidente da Feserv-Minas a questão do FUNDEB neste ano de 2021 tem uma conotação diferente porque sabemos que municípios tiveram sobras e muitos tentam esconder estes valores e cumpri a Lei, na oportunidade o presidente parabenizou a presidente Marcia pelo trabalho que desenvolve a frente do sindicato.

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717