O Sindicalismo de Minas Gerais saiu fortalecido, ontem (05/12), com a aprovação da fundação da Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos das Prefeituras, Câmaras, Empresas Públicas, Autarquias do Estado de Minas Gerais – FESERV/MG, durante Congresso realizado na sede da Nova Central Sindical de Minas Gerais. Representantes de vários sindicatos do estado estiveram presentes no Congresso focado na discussão da fundação da instituição e aprovação do seu estatuto. Com as palavras de ordem “Coragem e representação” e focada na representação do funcionalismo público municipal de Minas Gerais, a Feserv já nasce fortalecida com o apoio de 27 sindicatos.
A nova federação terá a frente como presidente o sindicalista e advogado, Hely Ayres, membro da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto). Com 25 anos de movimento sindical, Hely Ayres, já ocupou cargos de liderança em outras Federações e foi membro da Nova Central Nacional, sendo que em missão internacional representou os trabalhadores em Congresso da OIT, com monografia que destacou a segurança do trabalho no serviço público. Atualmente, é diretor de Comunicação da Nova Central de Minas Gerais e presidente da Cooperativa de Consumo dos Servidores Municipais de Araxá e Região.
Hely Aires agradeceu o apoio expressivo recebido pelas diretorias dos sindicatos, que estiveram presentes no Congresso. “Tivemos mais de 27 sindicatos presentes, sendo 18 presidentes e 27 delegados. Temos já uma expectativa de filiação de 23 sindicatos até o final de janeiro, após a nossa documentação estiver toda regularizada, via cartorial, e a entrada junto ao Ministério da Justiça e Cidadania”, disse.
Aires ressaltou que o trabalho da Federação será focado nesta etapa inicial em três alicerces. O primeiro será a regularização cartorial e nos Ministérios dos sindicatos que estão com pendências, por exemplo, com eleições já vencidas ou a serem realizadas. O segundo será assistência com visitas periódicas aos sindicatos, que deram início à Federação. O terceiro será a apresentação de um projeto social aos sindicatos para a sobrevivência e captação de recursos financeiros para manutenção das entidades.
O dirigente destacou o desafio de representar os servidores do estado, desenvolvendo um novo projeto de representação. “Teremos também a responsabilidade de resgatar a imagem de uma entidade recém criada, mas que representa a imagem de todos os servidores municipais do estado de Minas Gerais. São 853 municípios, mas Minas Gerais possuiu pouco mais de 287 sindicatos e nós temos a incumbência de representar esses servidores que não têm sindicato nas suas bases, portanto o trabalho é muito sério e acima de tudo com um peso, não nos ombros, mas na responsabilidade de fazer algo que represente, de verdade, o servidor público municipal”, destacou.
Diretoria
A Feserv/MG terá em seu quadro diretivo para o mandato de cinco anos, os seguintes diretores e sindicatos:
Presidente
Hely Aires da Silva SINPLALTO Araxá
Vice-Presidente
Acácio Wander Cordeiro Maciel SINSERV Pompéu
Secretário Geral
Marco Antônio Xavier SINSESA Sabará
1º Secretário
Wanderly Camargo SISEMS Sacramento
2º Secretário
Wellington da Silva Oliveira SINTRAM Divinópolis
Secretário de Finanças
Luciana Santos SINTRAM Divinópolis
2º Secretário de Finanças
Solange Esteves Nardy L. Silva INDERSINDS Caeté
Diretor Jurídico
Natanael Alves Gonzaga SINDFOR Formiga
Diretor de Divulgação Comunicação e Relações Públicas
Miríades Cordeiro Santos SINDSER Montezuma
Diretor de Organização Sindical
Mauricio Ângelo da Sila SIND-UNIÃO João do Paraiso
Diretor de Articulação com Entidades Civis
Oquênes de Assis Viana SINDSERVIP Raposos
Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão
Sideus Lima SINDINHO Ninheira
Diretor de Assunto de Mulher Infância e Juventude e Gêneros e Minorias
Lucimar Aparecida Cardoso SINDCRISTAIS Cristais
Diretor de Assuntos de Saúde e Segurança do Trabalho
Roselia Silveira SEMPRE Piumhi
Conselho Fiscal
Rosimeire de Fátima S. Oliveira SINDSPREJ/MG Presidente Juscelino
Wanderli Ramalho SISEMS Sacramento
Jair Eustáquio das Chagas SINSESA Sabará
Conselho Fiscal
Elton Junior Ribeiro Júlio SINTRASPCA Campos Altos
Ednay Ferreira Silva Gomes SIDSERCOM Comercinho
Roberta Batista Botelho SINDFELIZ Felisburgo