FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

CSPB formaliza projeto nacional de qualificação de gestores dos RPPS junto ao Ministério da Previdência

13/03/2023, às 07:32:42
 
Projeto tem como objetivo ampliar a qualificação de gestores e conselheiros dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em todas as regiões do país, priorizando a realização de oficinas nos municípios mais longínquos de suas capitais

  
Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, entrega minuta do projeto ao Ministro da Previdência, Carlos Lupi 


 Na última segunda-feira (06/03), dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, em reunião do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) com representantes do Ministério da Previdência, realizaram as primeiras tratativas sobre a relevante e promissora parceria, que busca  apoio da pasta ministerial e aporte de recursos para a execução de um Projeto Nacional de Qualificação de Gestores e Conselheiros para os Regimes Próprios de Previdência (RPPS’s), incialmente priorizando a realização de oficinas nos municípios mais longínquos de suas capitais.
                              
“É seguramente o maior e mais abrangente projeto da CSPB, que o executaria em parceria com o Governo Federal. Nosso objetivo é capacitar o maior número de servidores para que possam cumprir, administrativamente, todos os critérios exigidos para extraírem o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), sobretudo para que os municípios que hoje não possuem a Certidão Administrativa nem Judicial, o possam extrair mediante treinamento, capacitação e certificação profissional dos servidores envolvidos na gestão, em conformidade com os termos da Portaria 1467/2022. Importante recordar que a esmagadora maioria das cidades brasileiras ainda não se adaptaram às normas dos Regimes Próprios e às regras da Reforma da Previdência Social, deixando-as inadimplentes e impossibilitadas de receberem recursos da União, com exceção do Fundeb e do SUS. Estes municípios correm o risco de perderem, por exemplo, verbas das emendas parlamentares”, alerta o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.


Leia mais: CSPB e demais entidades integrantes do FST se reúnem com ministro da Previdência para alinhamento de agenda


As sugestões da CSPB em articular esse projeto de abrangência nacional para a qualificação de gestores e conselheiros dos RPPS, em todos os municípios brasileiros, foram muito bem recebidas pelos representantes do Ministério da Previdência, presentes nas reuniões para tratar do tema.


Clique AQUI e veja mais fotos da reunião 






Sobre o projeto


Em parceria com a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), a CSPB elaborou uma minuta do plano de trabalho, levada ao ministro da Previdência Social, Sr. Carlos Lupi.

Essa minuta foi dividida em 2 eixos e trata do Projeto Nacional de Qualificação de Gestores e Conselheiros de RPPS, em âmbito nacional.


Eixo 1: Treinamento para Certificação no Nível Básico dos Dirigentes, dos Membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, do Responsável pela Gestão dos Recursos e dos Membros do Comitê de Investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e Coordenada pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

a) Conteúdo – unificação de procedimentos e estudo de problemas das entidades de Previdência e a adequação destas às determinações da Portaria nº 1.467/22, do Ministério do Trabalho e Emprego;

b) Público – atividade dirigida a servidores do RPPS do município sede, com vagas abertas aos RPPS's dos municípios próximos, com vagas limitadas a 60 participantes, dividas em todas as regiões do Brasil;

c) Duração – primeira etapa com 20 oficinas no prazo de 01 semestre, sendo previsto um prazo de execução total de 04 semestres.




Eixo 2: Para a viabilidade do projeto será necessário um aporte financeiro, orçado inicialmente em R$ 25.000,00 por oficina, em parcerias com o sistema financeiro nacional e o Ministério do Trabalho e Emprego, nos termos do Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelas entidades envolvidas num prazo de 30 dias.

a) Captação de recursos – projeto a ser desenvolvido sobre a forma e prazo para captação dos recursos do Projeto Nacional de Qualificação de Gestores e Conselheiros de RPPS, em âmbito nacional;

b) Abrangência – divisão do país por regiões e a realização, no primeiro semestre, de oficinas em municípios mais longínquos de suas capitais, com preferência para as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste;

c) Logística – de acordo com experiências em atividades dessa natureza realizadas pela Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP) sob a supervisão da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).








“Apenas 29,7% dos Estados e Municípios cumpriram as exigências da Emenda Constitucional N° 103, que determina a criação dos Regimes Próprios de Previdência nesses entes federativos. O prazo para o cumprimento do que determina a Legislação já havia sido prorrogado para 31 de dezembro de 2023, ainda assim muitos continuam sem cumprir a regra. Eu considero este o maior problema institucional do governo, uma verdadeira bomba. São três cenários que você consegue enxergar: o primeiro cenário é descumprir a Constituição; o segundo cenário é quebrar Estados e Municípios deixando de repassar os recursos previdenciários, lembrando que as verbas de origem previdenciária, para mais de 60% dos Municípios brasileiros, é maior que os próprios orçamentos municipais; o terceiro cenário é  explodir o Regime Geral da Previdência, que teria que absorver, do dia pra noite, mais de 7 milhões de beneficiários em um sistema que nem de longe suporta a própria demanda. Nenhum dos três cenários demonstrados acima aponta uma solução para este problema e, pior, os três são insustentáveis e inaceitáveis”, reforça o presidente da CSPB.

“Este é, sem medo de errar, o maior projeto de qualificação de gestores e conselheiros para membros do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS), realizando oficinas de treinamento para que essas pessoas, no âmbito administrativo, façam com que Estados e Municípios consigam cumprir as exigências estatutárias, buscando pacificar o tema e evitando as penalidades resultantes do descumprimento dessa regra. Nosso projeto prevê o orçamento dos custos, sugere as fontes de custeio e, portanto, está bastante completo. Essa é uma das ações de maior dimensão da CSPB ao longo de sua história e estamos muito animados com a possibilidade de realiza-la”, conclui Domingos.




Secom/CSPB
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717