FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Permissão para que servidor público seja MEI avança no Senado

21/03/2024, às 07:19:48
 

 


De acordo com projeto de lei, devem ser observados os casos de conflitos de interesse

  
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou a proposta — Foto: Pedro França/Agência Senado


A permissão para que servidor público se torne um Microempreendedor Individual (MEI) avançou no Senado nesta terça-feira (dia 19), com a aprovação da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O Projeto de Lei (PL) 2.332/2022 — de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que recebeu parecer favorável do relator, senador Irajá (PSD-TO) — altera a Lei 8.112, de 1990, para permitir que todos o funcionalismo atue como MEI, exceto no caso de funcionários que ocupam funções de confiança ou cargos em comissão, já que estes são submetidos a regime de dedicação exclusiva.

Ainda de acordo com o projeto, devem ser observados os casos de conflitos de interesse.

Segundo o autor da proposta, a legislação brasileira já prevê casos em que o servidor pode exercer atividade remunerada além da função pública, mas não se considera a possibilidade de o profissional atuar como MEI.

“A vedação existente configura evidente distorção em desfavor do servidor público capaz de empreender. Proíbe-se o servidor público de, legitimamente, complementar seus rendimentos e assegurar melhores condições de vida para si e para sua família”, afirmou Trad.

O relator do projeto completou:

"É incoerente admitir a acumulação de cargos públicos ou a atuação paralela em um emprego privado, porém não permitir que o servidor possa atuar por conta própria como microempreendedor, desempenhando uma atividade econômica em escala reduzida, com receita limitada a R$ 81 mil ao ano".




Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra
 
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717