FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

No Dia Internacional da Mulher Negra, entidades filiadas à CSPB promovem debates sobre o tema

26/07/2024, às 10:32:20
Em distintas regiões brasileiras as mulheres negras enfrentam desafios comuns, como o racismo, o sexismo, a violência doméstica, a discriminação, a desigualdade remuneratória entre outros problemas. A CSPB compreende a necessidade de enfrentar esses desafios por meio da conscientização coletiva, da mudança cultural e da promoção de políticas públicas reparatórias com a participação de mulheres negras na concepção

live-katita                                                 Participantes da Live do Sispesp

O dia 25 de julho se estabeleceu como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em homenagem à luta e resistência das mulheres negras dessas regiões. A origem dessa data remonta ao ano de 1992, quando ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Durante esse encontro, as mulheres negras de diferentes países se uniram para discutir os desafios que enfrentavam e fortalecer suas lutas.

Oportunizando a data em que as mulheres negras do continente refletem sobre os desafios que necessitam ser superados, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, por meio de seu quadro de dirigentes e entidades filiadas, se fez presente nos debates em torno do tema. Em duas Lives realizadas na data de ontem, uma no Estado de São Paulo, outra no Amapá, observou-se um triste padrão: as mulheres negras dessas distintas regiões brasileiras enfrentam problemas comuns bastante graves, como o racismo, o sexismo, a violência doméstica, a discriminação, fata de oportunidades, a desigualdade remuneratória, dificuldade de acesso a serviços essenciais, entre outros. A CSPB compreende a necessidade de enfrentar esses desafios por meio da conscientização coletiva, da mudança cultural intergeracional e da promoção de políticas públicas reparatórias com a participação de mulheres negras na concepção.

print-amapa                                                      Participantes da Live do Sindsaúde-AP
Abaixo assista a Live “Rodas de Conversa: Empoderamento da Mulher Negra e os Desafios no Mercado de Trabalho” – realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo – Sispesp e conduzida pela Presidente da entidade e Diretora de Assunto da Mulher da CSPB, Kátia Rodrigues, acompanhada das palestrantes Roseli Santos, Pérola Quintiliano e Jô Silva:    



Abaixo assista a Live “Julho da Pretas: Enfrentar a violência e a criminalização da mulher com raça, classe e gênero”, realizada pelo Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá – Sindsaúde-AP e conduzida pela dirigente Deo Nascimento acompanhada da convidada especial Ana Célia:



Leia mais:   CLATE - Dia Internacional das Mulheres Afrodescendentes




Secom/CSPB
                                                  
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(37) 99914-7299