FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

CCJC aprova PEC 66/2023 com emenda que retira Reforma da Previdência de Estados e Municípios

29/10/2024, às 20:31:06
img20241029164134813med-1

Nesta terça-feira (29), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou o novo parecer do deputado Darci de Matos (PSD/SC) sobre a PEC 66/2023, que trata do pagamento de precatórios municipais e da reforma previdenciária. A proposta inicial recebeu uma emenda supressiva que retira integralmente os dispositivos de reforma da previdência que afetam estados e municípios, devolvendo o foco ao objetivo original da PEC, que aborda apenas os aspectos relativos ao pagamento de precatórios e ao parcelamento de dívidas previdenciárias municipais.

Na sessão da comissão nesta terça-feira, parlamentares de diferentes partidos cumprimentaram o relator pela retirada do trecho da PEC, desde a deputada Soraya Santos (PL-RJ) até a deputada Erika Kokay (PT-DF).

— Essa votação só foi possível porque cada um recuou. Não era justo e correto com os estados que têm realidades diferentes --- disse Soraya Santos.

O relator da proposta, deputado Darci de Matos (PSD-SC), classificou a obrigatoriedade como “chapadamente inconstitucional”. De acordo com ele, os artigos “violam o pacto federativo”. A deliberação dos parlamentares da CCJ seguiu o que foi recomendado em seu parecer. A proposta, agora, segue para comissão especial, a ser criada pela Câmara.

A determinação atual permite que os estados sejam livres para adotar suas regras com exclusão do Artigo 40-A,  a PEC 66 segue agora para análise de uma Comissão Especial, onde será discutido o mérito da proposta. Em caso de aprovação, a matéria será encaminhada ao Plenário da Câmara, onde precisará de três quintos dos votos favoráveis (308) para avançar e, posteriormente, ser promulgada pelo Congresso Nacional.
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(37) 99914-7299