Há previsão de expansão para outras unidades federativas a partir de janeiro de 2025
 Onze estados já aderiram ao projeto Escuta Susp, que oferece atendimento psicológico para policiais — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo |
Onze estados já aderiram ao projeto
Escuta Susp, que oferece
tratamento psicológico gratuito e on-line para profissionais da Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e peritos. O
Espírito Santo (ES) foi o último a integrar o programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aderindo na última sexta-feira (dia 29).
Além do Espírito Santo, o projeto já conta com a adesão de
Alagoas (AL),
Bahia (BA),
Distrito Federal (DF),
Maranhão (MA),
Minas Gerais (MG),
Pará (PA),
Paraíba (PB),
Pernambuco (PE),
Rio Grande do Norte (RN) e
Sergipe (SE). Há previsão de expansão para outras unidades federativas a partir de janeiro de 2025.
Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública,
Mario Sarrubbo, o apoio psicológico é essencial devido ao alto nível de estresse e risco no trabalho desses profissionais, que lidam com situações extremas.
“Além de prevenir o suicídio, em áreas de trabalho que envolvem grande pressão psicológica, o projeto busca reduzir o sofrimento psíquico dos profissionais, melhorar a qualidade de vida e possibilitar que desempenhem suas funções de maneira mais saudável e equilibrada”, afirmou.
O projeto foi lançado em maio deste ano com o objetivo de reduzir o sofrimento psíquico desses agentes e embasar estudos para a criação de protocolos psicoterápicos específicos, com três abordagens: acolhimento, psicoterapia e intervenção para comportamentos suicidas. Até o momento, mais de três mil atendimentos foram realizados.
Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra