O 4º Congresso Feserv Minas, ocorrido nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025, no Dayrell Hotel em Belo Horizonte, foi marcado por uma ótima sequência de temas inerentes à pauta trabalhista e uma excelente condução dos trabalhos, liderados pela presidente Luciana Santos e o tesoureiro Acácio Maciel. O evento desenvolveu-se numa dinâmica democrática, aberta e participativa, com muita segurança dos palestrantes e boa participação dos delegados. Durante todo o evento houve sorteio de brindes. Ao final, para melhor interação e entrosamento entre os delegados, houve mais um delicioso coffee break e despedidas.
O evento iniciou-se na quarta-feira, 19 com o Centro de Convenções composto por cerca de 80 sindicalistas de várias cidades do Estado de Minas Gerais. Depois do Credenciamento, iniciados às 12:00 horas, ocorreu a Prestação de Contas, com a aprovação de todos.
Às 13:30 horas, houve a eleição e posse da Nova Diretoria da Feserv Minas, com os eleitos seguindo para a foto oficial.
Às 14:00 horas, aconteceu a palestra: A constitucionalidade dos pisos salariais da Enfermagem, Magistério, Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Endemias com o Dr. Natanael Gonzaga e Dra. Danielly Garcia. As falas foram tão produtivas e interativas, causando uma excelente participação dos delegados, que não houve tempo suficiente para responder a todos os questionamentos. O Dr. Natanael Gonzaga solicitou que fossem encaminhados os questionamentos via e-mail que ele se comprometia a ler com atenção e responder todos.
Na sequência, às 15:00 horas, com a palestra: Assédios no Serviço Público a Dra. Mariana Tavares fez uma ampla exposição sobre os tipos de assédio que ocorrem diariamente em vários setores do serviço público. A Dra. Mariana salientou que todo tipo de assédio deve ser combatido e repudiado, pois causa terríveis danos à pessoa e ao serviço público de modo geral. Ela citou e comentou alguns assédios, como: Contestar ou criticar constantemente o trabalho da pessoa; sobrecarregar a pessoa com muitas tarefas ou deixar propositalmente no ócio, provocando a sensação de inutilidade e incompetência; ignorar a presença do servidor; divulgar boatos ofensivos sobre a sua pessoa; dirigir-se a ela com gritos e ofensas; proferir gestos obscenos e palavras de baixo escalão, etc.
Às 16:00 horas, houve uma pausa nos trabalhos
Às 18:00 horas, aconteceu a abertura Oficial do 4º Congresso Feserv Minas com a presença de João Domingos – Presidente da CSPB “Confederação dos Servidores Públicos do Brasil”. João Domingos, no seu discurso, exaltou a importância do servidor público para o desenvolvimento da sociedade, destacando que todos os direitos do servidor foram conquistados com muita luta e resistência de pessoas que doaram suas vidas pelas classes oprimidas e menos favorecidas. Dando continuidade, Carlos Calazans (Superintendente Regional do Trabalho) fez um emocionante depoimento sobre a sua ação como representante do trabalhador junto ao governo Lula. Citando que participou ativamente na elaboração de importantes tratados para o trabalhador em alguns países europeus. Comovido e tocando a todos, o superintendente faz uma profunda reflexão sobre quanto vale o trabalho de cada profissional.
Às 20:00 horas, para fechar o primeiro dia do Congresso, num clima de ótimo entrosamento, festa e descontração, ocorre o Coquetel “Cantinho Mineiro”, brindado com boa música, bebida e uma comida deliciosa.
Na quinta-feira, 20, o segundo e último dia do evento, iniciando às 08:00 horas, com a palestra: Sistemas de Gestão para sindicatos, com Ramon Cardoso que explanou com falas e a apresentação de um slide com gráficos e tabelas sobre a importância de um bom sistema de gestão para o crescimento e fortalecimento do sindicado.
Às 08:30 horas, discorrendo sobre a Gestão Integrada de Saúde com foco na excelência de atendimento aos beneficiários, Juarez Cordeiro fala esta temática que visa fortalecer a entidade sindical e melhorar a vida do servidor.
Às 09:00 horas, com a palestra: Direitos dos Servidores Públicos e Representação Política, Eduardo Maia e Fanny Melo promovem uma roda de conversa muito oportuna e atual, com questionamentos sobre a atuação dos servidores junto ao poder público. Este debate deixa muito claro que o servidor deve se mobilizar para ocupar os cargos públicos do poder legislativo e executivo, tendo propostas claras e definidas em defesa dos servidores públicos. Na oportunidade, três vereadores que atualmente exercem o mandato e três que já o fizeram, falam sobre suas respectivas experiências e as lutas e desafios em favor do serviço público. Após algumas considerações e questionamentos dos delegados, ficou muito evidente que se faz cada vez mais urgente e necessário que as escolas e outros segmentos da sociedade ampliarem o debate sobre atividades políticas e o voto consciente.
Às 10:15 horas é feito um breve intervalo para um Coffee break.
Às 10:30 horas = ocorre a palestra com o tema: Função e Prerrogativas dos sindicatos, com Lilian Fernandes.
Lilian faz alguns depoimentos sobre suas ações em consonância com os direitos do trabalhador e a importância das atividades coletivas para o fortalecimento do ser humano. A palestrante enfoca sobre a necessidade de se acreditar numa sociedade mais justa e fraterna.
Às 12:00 horas é dado um intervalo para almoço.
Às 14:00 horas, para encerramento do Congresso, é feita a palestra: Oratória Sindical – Gestos e postura da liderança (Aula final do Curso de Oratória com Ricardo Ortiz).
O Professor Ricardo Ortiz exalta a importância de uma boa oratória do líder sindical, que é referência e deve zelar por cada gesto e ação desenvolvida numa assembleia e no cotidiano diário. Segundo Ortiz, o dirigente sindical deve ler, buscar informações, se orientar, se preocupar com sua postura na forma de falar, andar, vestir, pois ele é sempre um líder, um modelo a ser seguido pelos filiados. O líder sindical deve mostrar segurança perante os filiados e os representando do poder público nas reuniões e negociações. Durante toda a sua apresentação, o Professor Ricardo desenvolve várias dinâmicas, promovendo uma participação livre e espontânea dos presentes. Vale lembrar que essa palestra foi o fechamento das aulas onlines iniciadas em dezembro de 2024.
às 16:00 horas são feitas as considerações finais, com o “microfone aberto” e palavra franca para observações e avaliação do 4º Congresso Feserv Minas.
Na sequência e encerramento é feito mais um requintado Coffee break.
Por João de Sousa Neris
Delegado, representante do SINMVERDE Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Verde.