FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

FESERV MINAS reforça a luta do Sindsmpaz pela jornada de 6 horas dos ASGs em Pedra Azul

18/09/2025, às 18:08:15

180925_Feserv_jornada_ASG_img_site

A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (FESERV MINAS) reforçou a luta em defesa dos Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) da Educação do município de Pedra Azul pelo retorno imediato da jornada de 30 horas semanais. Entre os dias 15 e 17 de setembro, a presidente da Federação, Luciana Santos, esteve mobilizada junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedra Azul (Sindsmpaz) para exigir respeito e valorização da categoria.

Desde a última segunda-feira, dia 15 de setembro, a FESERV MINAS está participando de ações, reuniões e mobilizações do Sindsmpaz. Foram alinhadas estratégias para sensibilizar os vereadores e pressionar a Administração municipal.

Ainda no dia 15, as servidoras e os servidores participaram de um ato na Câmara Municipal, portando faixas e cartazes em defesa da jornada de 6 horas. No dia seguinte, representantes da Federação e do Sindicato voltaram à Câmara Municipal para acompanhar a sessão ordinária e defender formalmente a demanda junto à Casa Legislativa. A presidente da FESERV MINAS, Luciana Santos, fez uso da tribuna e dirigiu-se aos vereadores e ao público presente.

“O que está acontecendo em Pedra Azul é uma vergonha. O prefeito, em vez de valorizar os servidores, decidiu partir para cima de quem representa a categoria. A Prefeitura tem tentado calar e intimidar a categoria, mas o Sindicato está para defender direitos, cobrar justiça e ser a voz dos servidores”, afirmou Luciana Santos.

Durante sua fala, a presidente da FESERV MINAS também denunciou que servidores e a presidente do Sindsmpaz, Rosenilde Madalena, têm sido perseguidos devido às reuniões e assembleias promovidas pelo Sindicato, o que caracteriza prática antissindical. “Hoje a perseguição é contra os servidores da Educação, mas amanhã pode ser na Saúde e em outras categorias. É preciso barrar esse ataque agora”, alertou a dirigente.

Luciana Santos lembrou ainda que o Plano Decenal da Educação do município está vencido desde 2024 e que a Administração não tomou providências para discutir um novo plano com a sociedade. Além disso, a implantação total do Plano de Carreira do Magistério ainda não foi cumprida, o que representa mais uma dívida da gestão municipal com a Educação.

Ao final, a dirigente da Federação convocou os vereadores a reforçarem a fiscalização sobre o Executivo e intercederem junto ao prefeito pelos direitos dos servidores e pelos serviços de Educação oferecidos à população.

Movimento se fortalece para enfrentar intransigência da Prefeitura

Apesar da presença das entidades e da mobilização das servidoras e dos servidores, o prefeito não compareceu à sessão da Câmara, enviando apenas uma carta atacando o Sindicato, considerada pela FESERV MINAS como um ato de confronto com a categoria.

Sem avanços na negociação, a luta avançou para uma nova fase. Nessa quarta-feira, dia 17 de setembro, os  Auxiliares de Serviços Gerais realizaram uma assembleia na qual foi deliberado que a categoria entrará em estado de greve até que o prefeito retorne com a jornada de 30 horas.

Para a FESERV MINAS, a mobilização em Pedra Azul reforça a importância da união das categorias e das entidades sindicais como instrumentos de defesa dos direitos. A Federação seguirá acompanhando a situação e oferecendo suporte aos colegas do Sindsmpaz e às servidoras e aos servidores do município.

FESERV MINAS: coragem e representação!

 

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(37) 99914-7299