FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

FESERV MINAS contribui para a construção de plano de lutas da CSPB em defesa dos servidores

19/12/2025, às 17:50:14

191225_Feserv_Congresso_CSPB_img_site

A FESERV MINAS reafirmou seu compromisso com a defesa articulada dos direitos dos servidores estaduais e municipais mineiros ao ajudar a construir o Plano de Ação e Lutas de 2026 da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). A atividade ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação, realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Representando a força do funcionalismo mineiro, a FESERV MINAS contribuiu diretamente para a elaboração do documento que norteará o enfrentamento aos retrocessos e a busca por valorização da categoria em todo o país. Participaram das discussões a diretora de Mulheres, Infância, Juventude, Gênero e Minorias da FESERV MINAS, Fanny Mello, além do diretor Jurídico do SINDSEMPMG, Eduardo Maia, e do diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS-MG, Alexandre Gomes, sindicatos filiados à FESERV MINAS e à CSPB.

A contribuição dos dirigentes mineiros nas instâncias de decisão da Confederação garante que a realidade dos municípios e do estado de Minas Gerais seja considerada na formulação de políticas públicas e na defesa de direitos. Além disso, o intercâmbio de experiências e a análise da conjuntura política vão permitir que a FESERV MINAS e seus sindicatos tenham mais influência para defender pautas e direitos das servidoras e dos servidores que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.  

Defesa do Marco Regulatório e combate à Reforma Administrativa

Entre os encaminhamentos aprovados com apoio da FESERV MINAS, destaca-se a defesa do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP). O foco prioritário será a implementação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante o direito à negociação coletiva para servidores públicos. A medida é vista como essencial para democratizar as relações laborais e evitar decisões unilaterais de governos que prejudicam o funcionalismo.

Outra luta prioritária será contra a Reforma Administrativa, materializada na PEC 38/2025. Neste ano, a atuação conjunta das entidades sindicais impediu que a matéria prosperasse no Congresso. Contudo, boa parte do parlamento pretende voltar com o tema em 2026. Diante dessa ameaça, é fundamental que a Confederação, a Federação, os sindicatos e as servidoras e os servidores estejam mobilizados.

Construção da luta

A modernização da comunicação também ocupou o centro dos debates, com a análise dos impactos das novas tecnologias e das disputas ideológicas nas redes sociais. Especialistas como o professor da UERJ João Cezar de Castro Rocha alertaram para a necessidade de o sindicalismo ocupar espaços digitais para combater a desinformação.

Já o sociólogo e ex-diretor técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio reforçou que a sobrevivência do sindicalismo depende da capacidade de eleger representantes que compreendam a função social do servidor público e os perigos da “pejotização” e do sucateamento previdenciário.

Desse modo, em 2026, a CSPB e a FESERV MINAS pretendem transformar as entidades sindicais em potentes instrumentos de comunicação, capazes de dialogar com os jovens servidores e com a sociedade em geral, superando narrativas de ódio que visam deslegitimar o serviço público. Essa estratégia também contempla as eleições de 2026, com orientação para que o movimento sindical ocupe espaços de decisão e apoie candidatos comprometidos com a agenda progressista e a defesa do Estado.

Assim, a FESERV MINAS convoca todos os seus sindicatos filiados e servidores da base a acompanharem os desdobramentos do Plano de Ação 2026 nos canais oficiais. A participação nas mobilizações será fundamental para que as batalhas se transformem em vitórias concretas no próximo ano.

FESERV MINAS: coragem e representação!

 

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(37) 99914-7299