A feserv-Minas começa a postar a partir de hoje uma serie que destaca as entidades fundadoras e filiados a federação como forma de dar conhecimento para outros sindicatos da luta que difere apenas em relação a localidade de cada município já que os problemas, os desmandos e os desgoverno tem marcarão serrada em relação a classe de servidores municipais. Portando façam uma boa leitura e que cada postagem de historia de luta de cada sindicato sirva de modelo e exemplo para crescimento dentro do movimento sindical dos servidores públicos municipais de Minas Gerais. Hoje o destaque será o Sintram de Divinópolis.
Sintram: Defesa e representação dos servidores públicos municipais do Centro-Oeste de Minas Gerais
Em sete de novembro de 1988, em Divinópolis, era fundado o Sintram - Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais originário da então Associação dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis- ATRAM. Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência e com um largo histórico de lutas pela causa trabalhista e social no âmbito do funcionalismo, o Sintram é hoje um dos maiores sindicatos de Minas Gerais, sendo referência pela atuação ferrenha na defesa de seus representados, bem como por oferecer uma extensa carteira de benefícios e serviços aos seus associados.
Como previsto em seu estatuto, o Sintram vem cumprindo com êxito a finalidade de representar, de forma ética, democrática e solidária, transparente, os interesses dos servidores municipais e, ao mesmo tempo, de lutar por uma sociedade justa e com oportunidades iguais para os cidadãos. Em seu histórico de lutas, o Sintram coleciona conquista de direitos para os servidores, como construção e revisão de planos de carreiras, instituição de pisos salariais, revisão salarial anual, pagamento de adicionais de insalubridade/periculosidade, concursos públicos, melhores condições de trabalho, etc. Contando com departamentos específicos – Comunicação, Jurídico, Informática, Convênios e Financeiro –o sindicato a cada dia busca melhorar o atendimento aos seus cerca de 5 mil associados.
Sediado em Divinópolis e com mais duas subsedes em pontos estratégicos do Estado, especificamente nas cidades de Bom Despacho e Bambuí, o Sintram possui, atualmente, em sua base de representação 36 cidades, sendo elas: Araújos; Bambuí; Bom Despacho; Camacho; Candeias; Carmo da Mata; Carmo do Cajuru; Cláudio; Conceição do Pará; Córrego Danta; Divinópolis;Doresópolis; Igarapé;Igaratinga; Iguatama; Itapecerica; Itatiaiuçu; Japaraíba; Lagoa da Prata; Leandro Ferreira;Luz; Medeiros; Moema; Onça de Pitangui; Pains;Pedra do Indaiá; Perdigão; Pequi; Pimenta; Piumhi; Santo Antônio do Monte; São Francisco de Paula; São Gonçalo do Pará; São José da Varginha; São Sebastião do Oeste; e Tapiraí. Somando todas as cidades, o Sintram tem sob sua representação cerca de 20 mil servidores vinculados à instituição.
O sindicato conta hoje com 10 diretores, que compõem a Diretoria Executiva, a qual é responsável pela organização, administração e pela representação do sindicato perante o poder público, instituições privadas e sociedade civil de forma geral. Além disso, o sindicato possui cinco conselheiros integrantes do Conselho Fiscal, órgão este que fiscaliza o patrimônio da instituição e a gestão financeira e administrativa da diretoria executiva.
Atualmente, Luciana Aparecida dos Santos, servidora pública municipal de Divinópolis com 24 anos de carreira, graduada em Direito e especialista em gestão pública é a presidente do Sintram. Em seu segundo mandato frente à instituição, sendo que o atual teve início em janeiro de 2019, a líder sindical é também conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis, diretora financeira da Feserv/MG e secretária geral da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais - NCST/MG, sendo referência para àqueles que se dedicam a luta em prol de melhores condições de vida e trabalho. Neste período a frente do Sintram, a líder sindical já foi agraciada com duas comendas da Câmara Municipal de Divinópolis e também pelo Jornal Divinews, pela atuação de destaque na defesa das causas do funcionalismo municipal.
Nova gestão
Somando forças com a presidência, a atual gestão do Sintram com mandato até 2022 tem seu trabalho de representação dos municípios dividido entre diretores, que se dedicam ao dia a dia do sindicato, sendo eles: o vice-presidente, Wellington Silva, o secretário-geral, Demetrio Bento, o diretor de planejamento, Vantuil Alves, a diretora de formação sindical, Geise Silva, a conselheira fiscal, Lucilândia Monteiro e o diretor financeiro, Marco Aurélio Gomes. Todos servidores municipais de Divinópolis, alguns disponibilizados para mandato classista, outros aposentados e ainda alguns utilizam horários disponíveis em sua jornada de trabalho para dedicar a luta sindical.
Com pouco mais de um ano a frente do sindicato, a atual diretoria vem promovendo mudanças muito positivas e trazendo projetos inovadores, como a "Campanha Imposto de Renda Solidário", que vem sendo modelo para outras entidades sindicais.. A proposta além de beneficiar os servidores com a emissão gratuita do Imposto de Renda, busca arrecadar materiais escolares para doação à crianças e jovens carentes da rede municipal de ensino.
Além disso, a atual diretoria vem resgatando atividades de lazer como a tradicional "Festa do Trabalhador Municipal" e buscando sempre uma gestão mais próxima ao servidor , trabalhando diariamente por melhorias nas condições de vida e trabalho e lutando na Justiça sempre que necessário, naquelas administrações municipais, onde o diálogo se esgota e não é possível garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores municipais.
A atual gestão busca também manter os servidores sempre informados sobre suas atividades, sendo que todo o site do sindicato foi reformulado já no primeiro ano da gestão e conta com atuação diária, trazendo informações relevantes da atuação do Sintram, do universo trabalhista e também destaques do noticiário estadual e nacional.
Carteira de benefícios
A carteira de benefícios do Sintram abrange diversos serviços, que facilitam o dia a dia do trabalhador municipal, bem como seus dependentes. No Sintram, o servidor associado tem acesso a planos de saúde coletivos por adesão, os quais apresentam tabelas com preços muito mais acessíveis do que se o servidor formalizasse o contrato diretamente no balcão da operadora. Mesmo com preços mais acessíveis, os convênios garantem a mesma qualidade de atendimento para consultas, exames, cirurgias e internações, com opção de acomodações em enfermaria ou apartamento. Estão disponíveis no sindicato, convênios com as principais operadoras da região Centro Oeste ( Unimed, Saude Vida e Prontomed).
Além disso, o sindicato oferece planos odontológicos, seguro de vida e o cartão de compras do servidor municipal, o Sintramcard, com mais de 200 estabelecimentos credenciados em diversos segmentos para promover vendas e serviços com desconto em folha de pagamento. O Sintram oferece também ao associado assistência jurídica com advogados especialistas em direito trabalhista. Além de orientação, o Departamento se necessário lutará na Justiça para que o direito do servidor seja resguardado. Para facilitar o atendimento dos associados, o Sintram disponibiliza ferramenta on line para que o servidor possa selecionar o melhor dia e horário para ser atendido, evitando assim filas na sede do sindicato.
Saiba mais em www.sintramdiv.org ou faça contato direto com o sindicato (37) 3216-8484!
Com colaboração da Jornalista responsável: Flávia Brandão