FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

SINPLALTO IRÁ ACOMPANHAR E FISCALIZAR O RETORNO AO TRABALHO DOS SERVIDORES

04/05/2020, às 20:08:17



Desde quando surgiram os primeiros casos de coronavírus no país, no fim de fevereiro, o Sinplalto procurou atuar para cobrar e acompanhar a segurança dos trabalhadores de todas as categorias da base.

Além de estarmos atentos as ações dos prefeitos de nossa base, procuramos entrar em contatos com servidores para sabermos a real situação dos locais de trabalho.
O sindicato disponibilizou canais de denúncias e até acionamento da Justiça para garantir a preservação da vida dos trabalhadores.

Desde o primeiro caso do coronavírus, anunciado em dezembro de 2019, milhares de pessoas pelo mundo, morreram e outros milhares infectados. Segundo a Organização Mundial da Saúde. A, única maneira de reduzir o número de casos é o confinamento social – a chamada quarentena.

Neste último dia trinta, o Executivo anunciou o retorno ao trabalho dos servidores municipais de Araxá. Não foi publicado nenhum decreto de orientação e regulamentação do funcionamento,.
Sabemos que o retorno ao trabalho é iminente e pode acontecer com convocação com esta anunciada. Porém, precisamos estar atentos aos cuidados que serão implantados nas repartições públicas para a preservação da saúde de todos os cidadãos e principalmente de quem estará atuando na linha de frente.

Com isso, estaremos encaminhando, segunda feira de manhã, um oficio ao senhor prefeito municipal, a secretaria de saúde , ao ministério público estadual e ao ministério público do trabalho, exigindo um decreto específico de funcionamento dos órgãos municipais e também o fornecimento de EPIs necessários para a proteção dos nossos colaboradores.
Estamos propondo dentro da chamada ” Semana de pico da linha de contaminação” iniciada nesta última semana de abril, conforme informações das autoridades mundiais irão até o fim de maio, orientações de atendimentos ao cidadão nos serviços necessários a população.

Em que pese ser pública e notória a gravidade da doença, sem tratamento pontual e definitivo, com orientação da Organização Mundial da Saúde para o não contato com o público e aglomerações , e com o preocupante reconhecimento do Ministério da Saúde de que “não existe tratamento específico para infecções causadas por Coronavírus humano”. Os servidores permanecem realizando suas atividades no órgão, sendo obrigados a se deslocarem por variados trajetos para chegarem ao trabalho, passando por pessoas de procedências desconhecidas, além da proximidade com colegas durante o expediente, o que deverá agravar o quadro de transmissão do vírus.

Portanto, solicitamos dos nossos servidores observar se todas as medidas de proteção estão sendo tomadas conforme orientação da OMS e pelo comitê de Enfretamento do Covid 19 do nosso município,. Até que publiquem decreto específico teremos que ser orientandos com que esta vigente,. Façam denúncias nos canais legais do Sindicato, tirem fotografias, filmem orientem colegas a ficarem atentos aos detalhe, caso seja preciso testemunhar .

Vamos disponibilizar r um o e-mail sinplaltoaraxa@gmail.com , para denúncias e o fone 34 9.9116 1045

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717