FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

CSPB reúne diretores para discutir agenda prioritária de enfrentamento à crise da pandemia

05/05/2020, às 07:01:35

CSPB reúne diretores para discutir agenda prioritária de enfrentamento à crise da pandemia

 





A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB realizou, nesta terça-feira (28/04), reunião nacional por videoconferência com dirigentes da entidade de todo o país. Com ampla participação, as lideranças sindicais apresentaram os desafios e debateram alternativas de enfrentamento da crise nos estados e municípios de suas respectivas representações. Destaque para o alinhamento das agendas em torno da promoção do “Estado Democrático e Social de Direito”, bandeira histórica da entidade, apontada como a melhor saída para crise sanitária, social e econômica que o país atravessa.

Fontes de custeio das entidades foi outro tema destacado. Na oportunidade, foram apresentadas tecnologias aprimoradas pelo PRONASERV para o atendimento das necessidades diante do contexto e da necessidade de isolamento social, em harmonia com os protocolos científicos dos organismos internacionais de controle da pandemia. Diante do escasso tempo para discorrer sobre essas inovações, o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, comprometeu-se a explorá-lo em uma próxima videoconferência, especialmente dedicada ao tema.

Diretores da CSPB relataram, na oportunidade, os recorrentes casos de assédio que vêm ocorrendo por parte de gestores e seus nomeados políticos ante os inevitáveis desafios de seguir protocolos de proteção – sobretudo aos servidores que integram as “atividades essenciais” -; a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para as categorias não isoladas; o abuso de cobranças para atividades fora de horário de expediente no ambiente “Home Office”, sobrecarregando os servidores que estão executando suas tarefas nessa modalidade; as persistentes tentativas de jogar a opinião pública contra as  categorias do setor público, tanto nos meios oficiais de comunicação, quanto nos meios privados.

Os presidentes das Federações filiadas apresentaram iniciativas exitosas que vêm sendo tomadas, no âmbito estadual e municipal,  para a superação dos desafios acima relacionados e compilaram essas experiências para serem compartilhadas nos Grupos de Trabalho (GT’s) que irão nortear e, principalmente, padronizar as tarefas de reação aos problemas mais urgentes. 

Alternativas econômicas e políticas seguem em discussão com base na análise de conjuntura da entidade (saiba mais). Entre os GT’s, serão colhidas as informações que subsidiarão a formulação de políticas públicas que possam dar respostas eficazes aos principais desafios contemporâneos. Novas videoconferências devem ocorrem com frequência semanal.


Clique AQUI e acesse os encaminhamentos e deliberações da reunião 




Secom/CSPB
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717