FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Covid-19 é considerada doença ocupacional pelo STF

05/05/2020, às 12:47:58

Covid-19 é considerada doença ocupacional pelo STF

Segundo a decisão da Corte, ficam sem validade o artigo 29, que não considerava doença ocupacional os casos de contaminação de trabalhadores por covid-19, e o artigo 31, que limitava a atuação de auditores fiscais do trabalho apenas a atividades de orientação, sem autuações. A suspensão tem caráter temporário.

“É uma vitória para a classe trabalhadora, diante de tantas perdas de direitos no decorrer dos ano. É um alento às pessoas. O fato de a pessoa contaminada com covid ser considerado doença ocupacional permite um afastamento digno para esse indivíduo”, analisa Deise Medeiros, diretora da Feserp, diretora de saúde do SINSERPU e secretária de saúde da CSB.

A decisão retira o ônus do trabalhador em comprovar que a infecção por coronavírus foi ocupacional, o que seria inviável, na prática, visto que ninguém consegue comprovar o momento exato da infecção.

O Supremo, ao reconhecer a covid-19 como doença ocupacional, permite que trabalhadores de setores essenciais que forem contaminados possam ter acesso a benefícios como auxílio-doença, protegidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Se o artigo continuasse válido, trabalhadores de farmácias, supermercados e do comércio, por exemplo, não estariam integralmente amparados pelas normas previdenciárias e de proteção ao trabalhador quando afetados pelo vírus.

A decisão significa que os auditores fiscais do trabalho vinculados ao Ministério da Economia poderão exercer com mais liberdade suas fiscalizações. A MP ditava que por 180 dias eles não poderiam autuar empresas por qualquer irregularidade, a não ser quando constatado algo muito grave, como acidente de trabalho fatal, trabalho infantil ou em condições análogas às de escravo.

Fonte: Agência Senado

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717