FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Sintramfor define-se por representação sindical e serviços 

14/09/2020, às 08:21:07
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre, texto que diz "Philco SINTRAMFOR dos Sindicato Municipais e Formiga 113"

A história do Sintramfor é de representação sindical e serviços ofertados aos seus afiliados. Tudo começou em março de 1989, quando foi criada a Associação dos Servidores Municipais de Formiga, que três meses depois se tornaria o Sindicato. Foi a partir daqueles primeiros passos que o Sintramfor chegou onde está hoje, um lugar de reconhecimento não apenas pela luta sindical, mas também pelos diversos serviços que presta e benefícios que disponibiliza aos servidores municipais de Formiga e de Córrego Fundo. 
É sob a liderança do atual presidente Natanael Alves Gonzaga e das ex-presidentes Ana Paula de Melo e Edir do Carmo de Castro Cunha que o Sintramfor cresceu e se tornou um órgão respeitado pelo Poder Público e reconhecido pela sociedade. 
Com o reconhecimento adquirido na região, o Sintramfor foi convidado a representar servidores de outros municípios e, em 2015 estendeu sua base para o Município de Córrego Fundo. Desde então, o trabalho em favor destes representados resultou, também, em inúmeras conquistas. 

Atual presidente
Com a liderança do atual presidente Natanael Alves Gonzaga, que está no terceiro mandato, o Sintramfor viveu seu período de maior expansão, tanto na luta sindical como na área de gestão. Além de servidor de carreira da Prefeitura de Formiga, Natanael é advogado e possuindo um vasto conhecimento na área do direito ele não deixa passar qualquer injustiça com os servidores, a menos que isso não chegue ao conhecimento dele. Com personalidade empreendedora, o atual presidente liderou diversos projetos e, com isso, o Sintramfor fortaleceu-se e ganhou expressão. 
No primeiro mandato, Natanael buscou uma maior participação do servidor na luta por reconhecimento de direitos e busca de benefícios. Iniciou o trabalho ampliando a comunicação com as categorias, o que foi feito a partir da criação de mídias online próprias do Sindicato. Com a resposta positiva dos servidores, ele conseguiu triplicar o quadro de filiados. A partir daí, com a entrada de mais recursos, financeiro e humano, Natanael inovou na gestão do Sindicato, implantando sistemas de gerenciamento e investindo na contratação de pessoas capacitadas para melhor atender às crescentes demandas dos servidores. Ainda no primeiro mandato, Natanael iniciou o projeto de criação da Clínica Odontológica do Sintramfor, que se tornou realidade no segundo mandato, quando também foi criada a Clínica Médica, que atualmente conta com psicólogos, fisioterapeuta, nutricionistas e médicos de diversas especialidades atendendo aos servidores e seus familiares a preço baixo e com condições facilitadas de pagamento. 
Neste ano de 2020, o primeiro do atual mandato, destaca-se a continuidade do trabalho e projetos que já estavam em desenvolvimento. 
Dando suporte ao trabalho do presidente, o Sintramfor conta com a dedicação da vice-presidente Evangelina dos Santos e com uma diretoria, responsável pela organização, administração e representação do Sindicato perante o Poder Público, instituições privadas e sociedade civil; e com um conselho fiscal, eleito junto com a diretoria, para fiscalizar a gestão financeira e administrativa da diretoria.

Conquistas
No decorrer dos anos, o Sintramfor travou muitas lutas em favor dos servidores e também da sociedade, sendo que quase todas resultaram em muitas conquistas e benefícios, dentre as quais destacamos as mais relevantes abaixo. 
-Representação sindical nas mais diversas demandas do funcionalismo;
-Assessoria jurídica ao filiado, com advogados especialistas em direito trabalhista;
-Clínica Médica e Odontológica com preço acessível e condições facilitadas de pagamento com desconto em folha;
-Acesso a Planos de Saúde coletivos, com tabela de preço acessível;
-Cartão de Crédito Sintramfor Sysprocard com mais de 300 estabelecimentos credenciados em diversos segmentos, nos quais os servidores podem comprar com descontos e condições facilitadas de pagamento. 
Histórico dos primeiros anos
Os primeiros líderes do movimento sindical que resultou na criação do Sintramfor foram Wolmar de Paula Castro e Somone Mercês Simões. Eles estiveram à frente da primeira diretoria, como presidente e vice-presidente, respectivamente. Em junho de 1989, a partir do trabalho dos líderes da Associação, nasceu o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor). 
Logo após a criação do Sindicato, foi mobilizada a primeira greve, porém com a situação política desfavorável na ocasião, a classe foi derrotada e durante vários anos não houve nenhuma mobilização sindical marcante em favor dos servidores municipais de Formiga. 
Assim, o órgão passou sua primeira década sem maior expressão. Durante muitos destes anos, o Sindicato estava sob a liderança de Rios Júnior e permanecia com poucos filiados, o que dificultava as ações em favor dos servidores. 
Foi a partir dos anos 2000, sob a liderança da professora e ex-servidora municipal Edir do Carmo de Castro Cunha, que o Sintramfor começou a ganhar a adesão de mais servidores - a maioria da área de educação - e, consequentemente, mais atenção da Administração Municipal. 

O espírito de liderança de Edir foi notado e ela foi convidada para o cargo de vice-presidente do Sintramfor, em chapa com o então presidente Rios Júnior. A chapa foi eleita e ao final do mandato ela assumiu o cargo de presidente no lugar de Rios Júnior, que renunciou. 
No mandato seguinte, Edir foi eleita presidente para o período de 2004 a 2007 e em agosto do último ano do mandato resolveu voltar para a sala de aula, quem a substituiu foi a então vice-presidente Ana Paula Melo, que na eleição seguinte foi eleita presidente do Sintramfor, permanecendo à frente do órgão por um mandato que resultou em inúmeros benefícios para diversas categorias de servidores. 
Em substituição à Ana Paula, foi eleito para presidente o então técnico em enfermagem e estudante de direito Natanael Alves Gonzaga, que logo depois se formou, conquistou o título da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e com seu vasto conhecimento na área de direito público buscou e consolidou uma série de direitos e benefícios para os servidores. 
Muitos dos direitos atuais e conquistas dos servidores se devem ao espírito de liderança de Natanael, Ana Paula e Edir que, à frente do Sindicato, nunca mediram esforços no trabalho em prol do funcionalismo municipal. 
Localização

Atualmente o Sintramfor possui uma sede em Formiga e uma filial em Córrego Fundo. Para saber mais, acesse www.sintramformg.com ou ligue no (37) 3321-3151.
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717