FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

FPM: último repasse do mês foi creditado nesta sexta-feira (29); AMM recomenda planejamento na gestão dos recursos

01/02/2021, às 07:46:21
 
 
 

Os municípios mineiros receberam, nesta sexta-feira (29), os valores referentes ao terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que equivalem a R$ 432 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor  representa crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, sem considerar os efeitos da inflação. O percentual positivo é justificado por representar em torno de 30% do total previsto para o mês.

Apesar dessa tendência, a Associação Mineira de Municípios (AMM) sugere cautela, planejamento aos prefeitos na gestão dos recursos, principalmente em razão do difícil cenário vivenciado decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Quando o Fundeb faz parte do cálculo, o montante chega a R$ 540 milhões. O mês de janeiro fechou com crescimento real de 15,78%, ou seja, corrigido pela inflação do período comparado ao mesmo período de 2020.

Acumulado

Ao considerar o acumulado de 2021, o total repassado aos Municípios desde o início do ano apresentou crescimento de 20,76% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2020. No caso de incluir a inflação, o FPM oscila, mas ainda indica alta de 15,78% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A AMM sempre divulga os valores dos repasses no Portal do Afiliado mostrando a realidade de cada município mês, decendial e anual. A entidade lembra também que o FPM, bem como a maioria das receitas de transferências do país, não apresenta distribuição uniforme ao longo do ano. Por esse motivo, alerta que que o fundo tem apresentado ciclos distintos, com os maiores valores repassados no primeiro semestre e expectativa de diminuição significativa entre julho e outubro.

Nesse aspecto, a orientação da AMM aos prefeitos, neste início mandato, é que estejam em alerta e tenham prudência e cuidado na gestão.

Mais informações no Portal das Transferências da AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.

Com informações da Agência CNM de Notícias.

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717