FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Luta sindical dos servidores públicos municipais de Minas Gerais ganha força com nova Federação 

03/05/2021, às 08:13:48
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pé
                                          Primeira Diretoria eleita no congresso de fundação da Feserv-Minas dezembro de 2019
                                           


                                               Feserv/MG já reúne 37 sindicatos e registro sindical foi publicado no dia 19/04 no DOU

A representação sindical  dos servidores públicos municipais de Minas Gerais ganhou força no último dia 19 de abril com a publicação no Diário Oficial da União - DOU do registro sindical da Federação dos Servidores Municipais de Minas Gerais - Feserv/MG, a única Federação que representa a categoria no estado. Fundada em dezembro de 2019, em Congresso, que reuniu 14 entidades sindicais, na capital mineira, a Feserv/MG já agrega, atualmente, 37 sindicatos filiados. O registro sindical, que legaliza a representação perante ao Ministério da Economia, amplia as atividades da Feserv/MG em favor do funcionalismo público municipal. 

Em 2017, com a Reforma Trabalhista, durante o Governo Temer, vários sindicatos, federações, confederações,  de defesa dos trabalhadores, nas diversas áreas, tanto no Estado como no Brasil, tiveram que encerrar as atividades devido ao fato de não haver recursos financeiros para a manutenção das atividades sindicais em favor de seus representados. Com o lema, “Coragem e Representação”, a Feserv/MG busca fazer frente a esse desmonte sindical, com uma proposta diferente de trabalho, que oferece uma carteira de benefícios, serviços e assistência aos 37 sindicatos filiados, fortalecendo o movimento sindical mineiro. 

Hely Aires, presidente da Federação, destaca a importância do registro sindical, que legaliza a atuação da instituição. “É com satisfação que comunicamos que Ministério da Economia concedeu o registro sindical a Feserv- Minas. Hoje somos mais de 37 sindicatos e temos agora a responsabilidade de percorrer Minas Gerais com mais bravura, com mais responsabilidade  e acima de tudo buscar a representação e o trabalho das entidade sindicais”, disse.

 O líder sindical agradeceu o apoio das instituições que estiveram presentes desde a fundação e destacou o crescimento da Feserv/MG.  “Quero agradecer a todas as entidades, que assinaram o edital de criação, bem como as que se fizeram presentes no Congresso de fundação da Federação em dezembro de 2019. Essa união construiu e está constituindo um capítulo na história sindical do servidor público do estado de Minas Gerais. É importante destacar que apesar de todos os entraves burocráticos em relação à criação de um registro de uma entidade sindical - inclusive com a necessidade de ratificação – somada as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, ainda assim nossa entidade, comparada ao que aconteceu no país em relação às entidades sindicais, foi a que mais cresceu e desenvolveu em relação ao trabalho para as entidades sindicais”, frisou. 

Trabalho 
Ayres destaca que desde a fundação foi estabelecido um compromisso de aproximação com os sindicatos e neste sentido foram realizadas várias visitas para suporte e devida orientação. “Estivemos visitando e implantando um trabalho para o crescimento das entidades filiadas, legalizando as situações dos sindicatos, seja com a realização de eleições, documentação junto ao Ministério da Economia; promovendo realmente a atualização sindical em relação a toda documentação necessária para as atividades das instituições”, disse.
Além da regularização dos sindicatos, Ayres ressalta que mesmo com os entraves da pandemia, várias ações estão sendo desenvolvidas para o devido suporte aos sindicatos como: reformulação dos estatutos das entidades; emissão de certificados digitais; assessoria jurídica relativa ao FUNDEB;  informações e mobilização contra a Reforma Administrativa - PEC 32; e defesa da vacina contra o Covid-19 para servidor público municipal,  principalmente o servidor da área da educação, para que possa ser viabilizado  o retorno as aulas.

Futuro
Ayres pontua que a Feserv/MG é uma instituição que trabalha com responsabilidade e transparência e que tem grande potencial de crescimento e fortalecimento na luta em defesa do funcionalismo público municipal. “A concessão de um registro sindical tão rápido mostra a força da instituição para aqueles, que falaram que a entidade tinha nascido morta. Ao contrário, a Feserv/MG nasceu com vida e não precisará de sobrevida, terá vida longa. Uma vida focada no trabalho, na transparência, no fortalecimento do servidor público do estado de Minas Gerais. A Feserv/Minas deixa agora de ser uma entidade recém-criada para ser de fato uma entidade representativa  e com grande potencial de crescimento, que é fruto da responsabilidade e transparência, que estamos tendo com as entidades filiadas  e com o trabalho realizado”, finalizou. 

Informações
A Feserv/MG está localizada na Avenida Esplanada, 130 – São Gabriel - Belo Horizonte/MG,  Tel: (34) 98863-4717. Saiba mais em https://feservmg.org/
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717