FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Denúncia MP: Sintram verifica condições de trabalho dos servidores de Lagoa da Prata e Perdigão

18/05/2020, às 15:28:25

Denúncia MP: Sintram verifica condições de trabalho dos servidores de Lagoa da Prata e Perdigão

A diretoria do Sintram estará em visita aos locais de trabalho dos servidores de Lagoa da Prata e Perdigão nos próximos dias. O objetivo é fiscalizar as condições de trabalho dos servidores municipais, que estão trabalhando na linha de frente da pandemia do Covid-19. As visitas atendem pedido do Ministério Público do Trabalho, visto que o órgão recebeu denúncias que há servidores sem equipamentos de proteção (Epis) e que servidores do grupo de risco a doença tiveram que retornar as atividades.

Já no início da pandemia em 20 março, o Sintram enviou – para todas as Prefeitura da sua base de representação, inclusive Lagoa da Prata e Perdigão – ofício solicitando esclarecimentos sobre as medidas de medidas de prevenção a saúde dos trabalhadores municipais diante da Pandemia do Covid-19, citando a Nota Técnica 02/2020 do Ministério Público do Trabalho, de modo que a mesma fosse efetivada pelo poder público em sua integralidade. Além dos Epis, a nota recomenda o afastamento dos servidores do grupo de risco, fornecimento de lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade) a todos os servidores, em seus locais de trabalho, a flexibilidade de jornada aos demais trabalhadores não pertencentes ao grupo de risco (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho), no sentido de reduzir as aglomerações nos locais de trabalho, que favorece o contágio da doença.

Denúncias
O Sintram, em abril, a presidente Luciana Santos e o vice, Wellington Silva, estiveram em Lagoa da Prata verificando o fornecimento de Epis e foi constatado que o município estava suprindo a demanda e entregando adequadamente o material necessário aos trabalhadores. Agora a denúncia é que a administração determinou o retorno de servidores do grupo de risco em plena pandemia. Já em Perdigão o sindicato irá verificar o fornecimento de Epis e material para higienização das mãos.

Defesa
Segundo a presidente do Sintram, Luciana Santos, o trabalho do sindicato para garantir a preservação da saúde dos servidores tem sido diário. “A diretoria está atenta a todas as denúncias, que chegam ao sindicato para que possamos garantir a saúde e preservação da vida de nossos servidores. Neste período foram vários ofícios, pedidos, visita aos locais de trabalho, tudo isso para que as administrações municipais possam dar condições adequadas de trabalho aos nossos servidores. Sabemos da dificuldade para fornecimento do material, mas o que recomendamos é que os servidores não se exponham se não há material de proteção adequado. Peçam aos seus superiores e caso não seja providenciado, denunciem ao sindicato”, orientou a presidente.

Servidor, para encaminhar suas denúncias ao sindicato, envie mensagem para: 37-9902-8040 ( somente whatsaPP).

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717