FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

Sintram realiza protesto no Centro Administrativo pela revisão salarial dos servidores municipais de Divinópolis

10/06/2021, às 16:03:03

 

Descontrolado, prefeito usa discurso para atiçar a população contra a categoria


A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realizou nesta quinta-feira (10) uma manifestação em frente ao Centro Administrativo para cobrar o pagamento da revisão salarial aos servidores municipais de Divinópolis. Depois de reuniões com o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e sua equipe, além de buscar apoio político na Câmara, o Sintram até agora não conseguiu obter respostas para o pagamento da revisão de 5,03%, conforme índice apurado pela Fundação Ipead. A revisão é prevista pela Constituição Federal e está autorizada automaticamente pela Lei Municipal 6.749/2008.

Logo após o início das atividades no Centro Administrativo, os diretores do Sintram chegaram ao local e afixaram faixas pedindo o pagamento da revisão. Também foi utilizado um sistema de som para pronunciamentos abordando a legalidade da recomposição dos salários.

Além da revisão dos salários, a campanha salarial desse ano apresentou outras cinco reivindicações, porém nenhuma foi atendida pela gestão. O prefeito usa a Lei Complementar 173/2020, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, para liberar recursos destinados ao combate à pandemia. A lei federal determinou várias medidas de contenção de gastos, incluindo benefícios de servidores de todas as esferas, mas não impediu a revisão salarial, como alegam o prefeito Gleidson Azevedo e a vice-prefeita Janete Aparecida.

Durante a manifestação, os sindicalistas denunciaram a desvalorização e o desrespeito aos servidores públicos, lembrando que foi promessa de campanha de Gleidson e Janete garantir o pagamento do gatilho. No ano passado, ainda em campanha para a Prefeitura, os então candidatos Gleidson e Janete, postaram em redes sociais o vídeo abaixo prometendo valorizar o servidor e garantindo o pagamento do gatilho.

Tocador de vídeo
 

PREFEITO

No meio da manhã, o prefeito Gleidson Azevedo deixou o seu gabinete e desceu até o local onde se encontravam os sindicalistas. Mostrando-se totalmente descontrolado, o prefeito mais uma vez tentou jogar a população contra os servidores municipais com argumentos frágeis. Disse que os salários estão em dia, que a categoria está recebendo parte do 13° adiantado e mais uma vez usou o mentiroso argumento de que os salários dos servidores são elevados.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, lembra que pagamento em dia é obrigação de todo patrão honesto, bem como o adiantamento de parte do 13º está previsto no Estatuto da categoria. Sobre os altos salários mencionados pelo prefeito, a presidente informou que 80% dos servidores recebem na faixa de R$ 1,5 mil. “Infelizmente o prefeito está usando argumentos que depõem contra ele próprio como homem público, pois pagar em dia é obrigação, adiantamento do 13º é previsão estatutária e altos salários, todos sabem, são apenas para pouco privilegiados, especialmente em cargos de confiança”, destacou a presidente.

O vice-presidente, Wellington Silva, destacou que a luta continua em favor do direito do servidor. “O Sindicato lamenta a postura do prefeito de querer jogar a população contra o servidor municipal, servidor esse, que é essencial para o perfeito funcionamento da cidade, a própria pandemia mostrou a importância vital do serviço público prestado pelos servidores. Lamenta que o gestor não tenha o entendimento que a recomposição salarial é um direito constitucional, expresso também na Lei Municipal 8.083 (Lei do Gatilho), ou seja é obrigação do gestor. O Sindicato espera que o prefeito abra o diálogo e conceda o que é direito básico do trabalhador de Divinópolis, visto que a Lei 173/2020 não impede essa revisão. Várias cidades da região estão em dia com essa obrigação e reconhecendo e valorizando seus trabalhadores, que levam o serviço público a população e tiveram o salário achatado, corroído pela inflação. Não é aumento, deixamos isso claro. O Sindicato irá continuar essa luta denunciando e promovendo atos contra essa injustiça, que a administração municipal está cometendo com o trabalhador municipal de Divinópolis”, vice-presidente,

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 

 

Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717