FESERVMG
Coragem e Representação,
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!

STF inclui na pauta questionamentos a MP sobre responsabilização na pandemia

21/05/2020, às 09:05:15
 

 


STF vem dando vitórias seguidas para a Rede

por Ricardo Brito


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, incluiu na pauta do plenário virtual de amanhã ações que questionam a Medida Provisória 966 (saiba mais), que exime agentes públicos de responsabilização em casos de erros em decisões tomadas para o combate à epidemia de coronavírus.

Partidos políticos e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) alegaram em ações que, ao contrário da MP, a Constituição não faz qualquer tipo de diferenciação nos casos de responsabilização por danos causados por agentes públicos. Contestam também o fato de a norma supostamente criar obstáculos para a fiscalização e o controle dos atos administrativos e proporcionar um ambiente permissivo durante e após a pandemia.

O ministro Roberto Barroso, do STF, decidiu levar as ações que contestam a MP, editada na semana passada, ao plenário, e Dias Toffoli, em seguida, incluiu o assunto na pauta da quarta-feira (20/05).

Em sua live semanal na quinta-feira passada, o presidente Jair Bolsonaro rebateu as críticas à MP e pediu para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que participou da transmissão, explicar que o principal objetivo da medida é permitir ações do Banco Central.

"Alguns começaram a falar, isso pega, né, que a MP é para proteger possíveis fraudes nos Estados. Não tem nada a ver isso aí, nada a ver?", disse Bolsonaro.



Fonte: Agência Reuters
Compartilhar no WhatsApp
Sede Provisória para Fundação:
Av. Esplanada, 130 - São Gabriel - Belo Horizonte / Minas Gerais
CEP: 31980-200
(34) 98863-4717